domingo, 17 de outubro de 2010

Não sei

É engraçado quando o conhecimento vem de alguma forma que você menos espera,algo que surpreende...Mas que agrega muito pra sua vida. é surpresas sempre são muito bem vindas e muito interessantes mesmo aquelas que não são boas,sempre é intrigante ,da forma que é a surpresa.
Hoje estava pensando sobre coisas que nós aprendemos na Universidade,acredito que o estudando que sai hoje do ensino médio nunca que poderia entrar direto num curso de graduação,e pela sociedade cobrar tanto isso das ''crianças'' eles as vezes fazem a escolha errada.O problema é toda essa afobação que os estudantes tem para entrar na faculdade;vejo ''n'' casos de pessoas que não conseguiram entrar no primeiro ano na Universidade publica e por isso nem chegam a  tentar a segunda vez e logo entram numa Universidade ou faculdade ou Mobral (kkk),não que as Universidades privadas não sejam capaz de formar um ótimo profissional  ,porque eu acredito que quem é que  faz a faculdade é o aluno,mas os estudante deveriam ter mais calma nessa escolha.
Será que o correto não seria ,os pais começarem aguardar um dinheiro todo mês para seus filhos,mas não para pagar uma faculdade para eles, e sim  para quando se formarem no ensino médio terem a oportunidade de ficar um ano morando no exterior,não pro pai ficar custeando sua estadia fora do pais,mas para eles la trabalharem,vivenciarem uma cultura nova,terem a oportunidade de ver um mundo mais cheio de oportunidades e cruel,ver o capitalismo sendo realizado da forma mais pura possível ,e não essa mascara que nós todos temos que engolir,aprender hábitos novos; talvez se todos pensassem dessa forma teríamos uma população não só mais inteligente mas também mais sensível para com o próximo: Pois é muito ridículo uma criança saindo do ensino médio e ja ter que escolher  a profissão da sua vida,é por isso que à escassez de mão de obra  e capital humano  por ai,primeiro porque talvez o estudante tenha escolhido a graduação que estava na moda,segundo porque ela irá gerar mais lucro do que outra,isso em tese,claro,e assim por diante.
Enfim a nossa resenha não é pela forma na qual se entra na faculdade, e sim o que se aprende nela...
Acho que o estudante que sai com um ótimo nivel de interpretação do ensino médio,tem grandes chances de se dar muito bem na graduação;tudo bem que temos aulas com doutores, mestres e afins,porem as vezes uma conversa no bar, com alguem inteligente que tem algum conhecimento,ira proporcionar e agregar um conhecimento igual,ou bem maior,do que as pessoas que te dão aula.
Resumindo talvez a universidade seja apenas,algo que os professores, onde na qual ,tem muito mais conhecimento sobre o assunto do que os estudantes,deiem uma ajuda a escolher uma bibliografia para o aluno ir correr atrás do assunto...Quer dizer acredito que isso seria o correto porque na verdade isso não é feito nos cursos.
Acredito então que a formação superior tem um grande objetivo,fazer com que os alunos consigam extrair o maior nivel de conhecimento que lhe foi proporcionado,enfim de a cara a tapa,e estudem pelos seus objetivos não saiam de lá com o conhecimento que a maioria sai,seja diferencial e mostre que o tal 3 grau serve pra alguma coisa e não apenas  pra somar  no seu currículo.
Alias isso só vale é claro pra cerca de 12% da população que consegue entrar,isso não significa se formar,em uma faculdade,e ainda 3% apenas em universidade publica.
É essa é a nossa história.

Um comentário:

  1. É, tenho várias críticas à educação nos nossos tempos. Realmente a questão dos adolescentes é um problema, uma vez que por natureza estão em uma fase de intensa crise pessoal, estão num processo de construção de um "eu" individualizado, é um período de muitas dúvidas, descobertas, enfim, estão começando a descobrir o mundo adulto e são pressionados à escolher uma profissão com a qual terão que conviver pelo resto de suas vidas. Mas será que estão preparados psicológicamente para isso? Será por isso que muitas vezes escolhem as carreiras da moda ou que potencialmente lhe trarão maior retorno financeiro, como dito acima?
    Talvez essa seja a razão de grande parte das desistências no 1º ano dos cursos de graduação.
    Quanto ao conhecimento adquirido na graduação, penso que são importantes, mas não bastam para uma boa formação. Penso que um bom aluno é aquele que pensa e atua além das possibilidades que lhe são dadas na Universidade. O professor está ali apenas pra lhe passar a teoria, cabe aos alunos a escolha: compreender realmente como esta teoria poderá o ajudar na prática, ou apenas decorá-la pra prova. Aí está o problema dos nossos universitários hoje, a falta de comprometimento na universidade. É revoltante pensar que as universidades públicas são super concorridas, ou seja, a maioria dos candidatos não consegue sua tão sonhada vaga na Academia, e por outro lado podemos observar o grande numero de desistências nos primeiros anos dos cursos. Será então necessária essa pressa para que os adolescentes ingressem nas Universidades? Qual a vantagem de estar cursando uma faculdade sem se ter certeza de que é realmente isso que quer pra sua vida? Alunos insatisfeitos com a carreira que escolheram serão bons profissionais? Qual a qualidade de formação dos milhares de profissionais que conseguem seu canudo todos os anos em nosso país, independente se em Universidades públicas ou privadas? Aliás, será que realmente nosso ensino é de qualidade?
    ...

    ResponderExcluir